Endometriose, o que é e como tratar?

download (81)

A endometriose é uma condição médica que ocorre quando o revestimento do útero, chamado endométrio, cresce em outros locais, como as trompas de falópio, os ovários ou ao longo da pelve. Quando esse revestimento se rompe, como o revestimento regular do útero que produz a menstruação, não há para onde ir. Isso causa cistos, períodos intensos, cólicas severas e até infertilidade.

O tecido endometrial também pode crescer na vagina, no colo do útero, no intestino ou na bexiga e, em casos raros, pode disseminar-se para outras partes do corpo, como os pulmões.

images (23)Causas
A causa da endometriose é desconhecida, mas os pesquisadores têm várias teorias. Uma teoria é que durante a menstruação, o sangue com células endometriais flui de volta para as trompas de Falópio. As células estão enraizadas lá e crescem um novo revestimento. Outra teoria é que a corrente sanguínea transporta células endometriais por todo o corpo.

Também é possível que problemas com o sistema imunológico contribuam para o desenvolvimento da endometriose, quando o sistema imunológico não detecta e destrói adequadamente o tecido endometrial fora do útero.
O sintoma mais comum da endometriose é a cãibra durante a menstruação, que pode piorar com o tempo e pode ser debilitante. A dor é causada pelo sangramento interno do revestimento que está sendo derramado dentro do corpo – em um lugar onde ele não pertence – e também pode levar à formação de tecido cicatricial, trompas de falópio bloqueadas e problemas intestinais, de acordo.

Embora muitas mulheres experimentem alguma dor durante seus períodos, as mulheres com endometriose costumam dizer que sua dor menstrual é muito pior do que o normal e aumenta com o tempo.

No início, algumas mulheres com endometriose sentem dor pouco antes do início do período, mas à medida que a condição progride, a dor pode começar no meio do ciclo (período mais fértil do ciclo) e continuar até o fim do período da mulher.

As mulheres com a doença também podem sentir dor ao fazer sexo, fadiga, dor ao urinar ou evacuações durante a menstruação e transtornos gastrointestinais, de acordo com a Associação Endometriose. Infertilidade e sangramento entre períodos também são sintomas de endometriose.

Algumas mulheres não experimentam nenhum sintoma, mas percebem que têm a doença quando não conseguem engravidar, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

diagnosticos-endometrioseTratamento
O tratamento para endometriose pode envolver medicação para dor (para as cólicas severas), terapia hormonal para retardar o crescimento do tecido endometrial e cirurgia para remover o tecido, de acordo com o NICHD. Vários fatores entram na determinação do tratamento de uma mulher, incluindo sua idade, a gravidade de seus sintomas e se o paciente deseja engravidar.

Para as mulheres que não estão tentando engravidar, pílulas anticoncepcionais hormonais são geralmente o primeiro passo no tratamento.

Para as mulheres que estão tentando engravidar, o tratamento pode envolver o agonista do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), que interrompe a ovulação, de acordo com o Escritório de Saúde da Mulher. Este tratamento é geralmente recomendado por apenas seis meses de cada vez, e a gravidez é possível quando o tratamento é interrompido.

Veja também: abacaxi para engravidar

Para as mulheres cujos sintomas não são aliviados por medicação, a cirurgia é outra opção de tratamento. A laparoscopia e a laparotomia são formas comuns de cirurgia usadas para tratar a endometriose. Eles exigem entrar pela região abdominal para remover o tecido endometrial.

A maioria das mulheres experimenta alívio da dor após a cirurgia, mas a dor pode voltar dentro de dois anos, de acordo com o ACOG. Pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos podem ser usados ​​junto com a cirurgia para ajudar a prolongar o período sem dor.

No entanto, se os sintomas continuarem voltando após esses procedimentos cirúrgicos, uma histerectomia ou remoção total do útero, pode ser uma opção de “último recurso”. É menos provável que a condição retorne após esse procedimento.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s